Banners VaP

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Em resposta a vereador, Ceste diz que processo de indenização teve início em janeiro e que mantém diálogo com famílias


Estado

Em resposta a vereador, Ceste diz que processo de indenização teve início em janeiro e que mantém diálogo com famílias

O Ceste, responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica de Estreito, informou, em nota, que todos os compromissos assumidos pela empresa estão sendo cumpridos. A empresa não informou valores e nem quando as indenizações serão pagas às famílias atingidas pela enchente, mas afirmou que sempre manteve diálogo com as famílias. No início desta semana, o vereador Wilson Guimarães (PTB), de Filadélfia. criticou o Ceste por atrasar o pagamento das indenizações e pela transferência de órgãos públicos já comprometidos.
Dermival Pereira 
Lourenço BonifácioSegundo Ceste, indenizações de moradores já tiveram início
Segundo Ceste, indenizações de moradores já tiveram início
Em resposta as críticas do presidente da Câmara de Filadélfia, Wilson Guimarães da Costa (PTB), o Consócio Estreito Energia – Ceste, responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica de Estreito, informou, que todos os compromissos assumidos pela empresa estão sendo cumpridos. O Ceste não informou valores e nem quando as indenizações serão pagas as famílias atingidas pela enchente, mas afirmou que a empresa sempre manteve diálogo com as famílias.
Por meio de nota, o Ceste informou também que deu início, em janeiro deste ano, ao processo de remanejamento das famílias atingidas direta e ocasionalmente pela elevação do nível do lençol freático em áreas urbanas de Filadélfia. Segundo as informações, esse processo está sendo feito, conforme constatação do estudo de monitoramento hidrogeológico nos municípios atingidos.
Órgãos públicos
Sobre os prédios da prefeitura, da Câmara de Vereadores, de um posto de Saúde e até o remanejamento do cemitério local, o Ceste não se posicionou. Já em relação aos problemas na infraestrutura da Orla e da Praia, construídas pelo Ceste como medida compensatória para o município, o consócio informou apenas que as obras já foram concluídas e entregues ao município.
Veja a íntegra da nota
“O Consórcio Estreito Energia - CESTE, responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica Estreito, informa que vem cumprindo todos os compromissos por si assumidos no processo de licenciamento ambiental conduzido junto ao IBAMA, decorrentes de sua condição de responsável pela implantação desse empreendimento, inclusive, mas não se limitando, aos compromissos e ações de ordem social e ambiental. Nesse sentido, esclarece que sempre manteve, mantém e manterá diálogo com as comunidades, instituições e Poder Público nas esferas federal, estadual e municipal da área de abrangência do empreendimento.
O CESTE informa que deu início em janeiro deste ano ao processo de remanejamento das famílias direta e ocasionalmente interferidas pela elevação do nível do lençol freático em áreas urbanas do Município de Filadélfia, conforme constatação do estudo de monitoramento hidrogeológico nesses municípios. Todas as famílias residentes diretamente interferidas por essa situação ocasional já foram contatadas pelo CESTE para prestar esclarecimentos acerca do processo de remanejamento em curso, o que inclui o Poder Público municipal e estadual.
Com relação à praia permanente e orla de Filadélfia, o CESTE informa que as obras já foram concluídas, e que a praia já foi, inclusive, entregue ao município.
O CESTE reitera seu compromisso com a conservação do meio ambiente e ressalta que implementa, atualmente, os programas ambientais previstos no licenciamento ambiental da Usina de Estreito para a atual fase de operação, bem como outras ações de cunho institucional visando à inserção regional do empreendimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário