Banners VaP

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Exposição Ritxoko: Arte e Cosmo pelas mãos da mulher Iny comemora dia do índio A Secult convida a s


  • Estado

    Exposição Ritxoko: Arte e Cosmo pelas mãos da mulher Iny comemora dia do índio

    A Secult convida a sociedade tocantinense para prestigiar a exposição "Ritxoko: Arte e Cosmo pelas mãos da mulher Iny", em comemoração ao dia do índio. A abertura será nesta quinta-feira, 19, às 19 horas, no hall de entrada do auditório do palácio Araguaia.
    Por Redação
    Divulgação Exposição Ritxoko: Arte e Cosmo pelas mãos da mulher Iny
    Exposição Ritxoko: Arte e Cosmo pelas mãos da mulher Iny
    Em comemoração ao dia do índio e ao recente reconhecimento das bonecas Karajá (Ritxoko) como patrimônio cultural do Brasil, a Secretaria de Estado da Cultura por meio do Governo do Estado tem a honra de convidar toda a sociedade tocantinense para prestigiar a exposição “Ritxoko: Arte e Cosmo pelas mãos da mulher Iny”, que terá a abertura na próxima quinta-feira, dia 19 de abril, às 19 horas, no hall de entrada do auditório do palácio Araguaia.
    A boneca Karajá (Ritxoko) é inconfundível pela concepção estética de modelagem e pintura próprias do povo Karajá. Com base no estudo da Ritxoko, a partir de seus processos de produção material e simbólica, ela foi registrada como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no dia 25 de janeiro de 2012, em Brasília.
    Para a Secretária da Cultura, Kátia Rocha, a exposição tem o intuito de promover o acesso das bonecas e da cultura Karajá à sociedade. “A boneca Iny é o primeiro artefato indígena reconhecido como patrimônio imaterial nacional. Isto evidencia a riqueza e diversidade cultural do nosso Estado. Por meio desta exposição, pretendemos propagar este reconhecimento que perpetua os saberes tradicionais do povo indígena Karajá”.
    A exposição conta com cerca de 150 peças de ceramistas da aldeia Hawaló, JK e Wrebia e será dividida em três temas principais: ‘Boneca do estilo tradicional’, ‘Boneca do estilo moderno’ e ‘Seres míticos e cosmológicos’. A mostra conta com a curadoria do coordenador de artes visuais e artista plástico Antônio Neto, sob a orientação da coordenadora de cultura indígena Narubia Werreria Iny.
    A exposição estará aberta para visitação até o dia 04 maio, em horário comercial. As escolas poderão levar turmas com visitas monitoradas a partir do dia 20 por meio do agendamento pelo telefone: 3212-4083.  (Assessoria)
  • Terça-feira, 17 de abril de 2012, 20h55m
    Estado

    Secult e Sesc apresentam documentário "Hotxuá" em Palmas: Letícia Sabatela participa do evento

    Secult em parceria com o Sesc apresenta o documentário "Hotxuá", nesta quarta-feira18, no Cine Sec. O documentário é um registro poético sobre a tribo indígena krahô, um povo sorridente que designa um sacerdote do riso, o hotxuá, para fortalecer e unir o grupo através da alegria, do abraço e da conversa. Acompanhando o dia-a-dia da aldeia no Norte do Brasil, o filme colhe depoimentos dos índios, em sua língua nativa e em português. Eles falam sobre as crenças e o estilo de vida que sustentam e mantém feliz essa sociedade cuja concepção de mundo é o equilíbrio entre forças opostas e o respeito à diversidade.
    Por Redação
    Salete HallackDocumentário ?Hotxuá? estreia em Palmas
    Documentário ?Hotxuá? estreia em Palmas
    Em comemoração ao dia do índio, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) está promovendo uma programação imperdível. Nesta quarta-feira, 18 de abril, às 19h30 acontece em Palmas no Cine Sesc a première do documentário “Hotxuá”. Gravado no Tocantins, o longa faz um registro poético sobre a tribo indígena Krahô, dirigido pela atriz Letícia Sabatella e pelo artista plástico e cenógrafo Gringo Cardia. O documentário estreou nacionalmente no dia 17 de fevereiro e foi amplamente divulgado em diversos canais e veículos de comunicação do Brasil. O evento conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Canto das Artes. Em Palmas, a première contará com a presença da diretora Letícia Sabatela.
    A dupla de diretores acompanhou o cotidiano dos krahô e registrou o maior e mais importante evento da tribo, a Festa da Batata, que marca a mudança da estação chuvosa para a seca e celebra a fertilidade da tribo. Nessa ocasião, também são realizados vários ritos de passagem, inclusive a oficialização de casamentos entre os nativos.
    Distribuído pela Caliban Produções, do cineasta Silvio Tendler, o filme foi vencedor do Prêmio do Júri Popular no Festival de Cuiabá e recebeu o troféu Mapinguari, no FestCine Amazônia, ambos em 2009. No mesmo ano, o filme também foi apresentado no Festival de Toulouse, França. (Assessoria)
  • Terça-feira, 10 de abril de 2012, 18h04m
    Estado

    Exposição no Espaço Cultural mostra Rio Tocantins Ilustrado em pinturas, desenhos, fotografias e poemas

    No Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, da Fundação Cultural de Palmas, será inaugurada nesta quarta-feira,11, a exposição "Rio Tocantins Ilustrado" composta por pinturas do artista plástico Otoniel Fernandes Neto; fotografias de Jocenilton Santos; desenhos de Fernando Queiroz e dezenas de poemas de autores tocantinenses, inspirados no Rio Tocantins.
    Por Redação
    DivulgaçãoCatedral de Porto Nacional
    Catedral de Porto Nacional
    Será inaugurada nesta quarta-feira,11, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, da Fundação Cultural de Palmas, a exposição “Rio Tocantins Ilustrado” composta por pinturas do artista plástico Otoniel Fernandes Neto; fotografias de Jocenilton Santos; desenhos de Fernando Queiroz e dezenas de poemas de autores tocantinenses, inspirados no Rio Tocantins.
    A exposição lançará o livro de arte homônimo “Rio Tocantins Ilustrado” bilíngüe em português / inglês com 144 páginas ilustradas com as pinturas, fotografias, desenhos e poemas que, em conjunto, oferecem uma lírica viagem pelo rio. A obra revela a beleza, diversidade das paisagens e o cotidiano ribeirinho.
    O livro tem a Introdução redigida pela historiadora Kátia Maia Flores. Essa Introdução está ilustrada com iconografia de época, inclusive algumas aquarelas do mestre austríaco Thomas Ender (1798/1875) que esteve no Brasil no início do séc. XIX, acompanhando Spix e Martius, na comitiva da princesa Leopoldina.
    A seleção de poemas é assinada por Ione Carvalho de Araújo, com obras de autores como Pedro Tierra, Célio Pedreira, Odir Rocha, Tião Pinheiro, Osmar Casagrande, Isabel Dias Neves entre outros da ATL e APL, além de outros poetas regionais. O livro tem a Apresentação redigida pelo Deputado Eduardo Gomes e o Prefácio de Eduardo Siqueira Campos.
    O projeto de autoria do artista plástico Otoniel Fernandes Neto, tem a Curadoria de Márcia de Alencar, e foi patrocinado através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura; com o apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, Governo do Estado do Tocantins, Eletronorte, entre outros.
    A exposição será exibida inicialmente em Palmas, mas poderá ser apresentada posteriormente em algumas cidades do Vale do Tocantins. O livro também será lançado em Porto Nacional no dia 13 de abril, no Centro Cultural Durval Godinho.
    As pinturas, desenhos e fotografias que compõem a obra foram produzidas em expedições realizadas em 2011, capitaneadas pelo pintor Otoniel. Na bagagem da pequena missão artística destacavam-se telas, tintas, paletas, cavaletes, tripés, materiais de desenho e câmeras fotográficas. Os artistas embarcaram no Lago Serra da Mesa em Goiás, e seguiram o curso do rio em pequenas embarcações. Em alguns trechos margearam o Tocantins em veículo tracionado 4X4. Percorreram o rio em toda sua extensão até as proximidades de Belém do Pará. Visitaram vilas, aldeias, povoados, atracadouros, represas, ilhas e cidades. O resultado dessas “andanças tocantinas” podem ser conferidas no livro e na exposição. (Assessoria)
  • Segunda-feira, 09 de abril de 2012, 08h56m
    Show

    Primeira edição do Araguaína Country 2012 acontece no próximo dia 13: Cuiabano Lima faz narração do evento

    Acontece no próximo dia 13 de abril, o Araguaína Country 2012. O evento será realizado no Parque de Exposições Dair José Lourenço e um dos destaques é a participação do locutor Cuiabano Lima. Se apresentam na festa Israel e Rodolfo, além de grandes nomes da música nacional e regional para animar o público da cidade e região.
    Por Redação
    DivulgaçãoCuiabano Lima fará narração do evento
    Cuiabano Lima fará narração do evento
    Faltam poucos dias para Araguaína, norte do Tocantins, realizar o maior evento de música sertaneja do Estado: Araguaína Country 2012. O evento será realizado no Parque de Exposições Dair José Lourenço a partir das 23 horas. Esta é a primeira edição da festa e traz grandes nomes da música nacional e regional para animar o público da cidade e região.
    Um dos grandes destaques é a participação do locutor oficial de Barretos Cuiabano Lima, contratado da Som Livre e sucesso nacional por sua rimas e versos. Atualmente o artista divulga em todo o país seu mais novo trabalho, o CD com uma coletânea dos principais artistas do Brasil, com versos rodeio ao vivo e muita música, nos eventos, shows e rodeios que o locutor participou.
    Um dos grandes sucessos do disco é a música de trabalho “Põe 12”, cantada e composta por Cuibano Lima e seus parceiros Diego e Daniel Damasceno.
    A dupla Israel e Rodolfo, artistas revelação de 2011 também estarão animando a festa e prometem agitar o público com um show dançante e inovador. Os cantores estão se apresentando em todo o Brasil e arrastam uma multidão de pessoas que em uma só voz cantam os grandes sucessos da dupla como: “Do Jeito que eu queria”, “Marca Evidente”, canção gravada com a participação de Jorge & Matheus, “Sou seu Fã”, gravada com Gustavo Lima e com quase um milhão de acessos no YouTube. A festa terá ainda o show de Zé Ricardo e Thiago, a participação dos artistas regionais Higor e Hugo, Felipe e Mateus e Renan Lima e Rafael que estarão abrilhantando ainda mais o Araguaína Country 2012.
    Estrutura do evento
    Serão cerca de 40 toneladas de som, iluminação e equipamentos. Será montada uma superestrutura com bares, banheiros químicos, dois camarotes vip e empresarial, além da pista. Para garantir a segurança dos fãs, foram contratados mais de 200 seguranças e a entrada do evento contará com equipamentos detectores de metais de empresas especializadas em segurança.
    Ingressos
    O primeiro lote de ingressos para esta super festa já está esgotado. Mas os ingressos do segundo lote já podem ser adquiridos na lojas credenciadas ou pelo site oficial de vendas. (Ascom)
  • Segunda-feira, 09 de abril de 2012, 09h49m
    Cinema

    Tocantins oferece turismo cinematográfico: equipe deve percorrer atrativos selecionados no Cantão e no Jalapão

    Agendado para o período de 11 a 15 deste, o roteiro será inaugurado por uma equipe composta por jornalistas e outros profissionais do trade turístico. A equipe deve percorrer os atrativos selecionados no Cantão e no Jalapão, tendo por base, especialmente, os set's de filmagens de "Xingu - o Filme".
    Por Redação
    Beatriz Lefèvre/DivulgaçãoCena do filme Xingu
    Cena do filme Xingu
    O lançamento de “Xingu o Filme” em Palmas - nesta terça-feira, 10, no Cinemax, em seção especial para convidados - tem repercussão vantajosa para o turismo: o lançamento do primeiro pacote de turismo cinematográfico no Tocantins, modalidade que leva o turista a conhecer cenários e set"s de filmagens de grandes produções cinematográficas. Agendado para o período de 11 a 15 deste, o roteiro será inaugurado por uma equipe composta por jornalistas e outros profissionais do trade turístico.
     A equipe deve percorrer os atrativos selecionados no Cantão e no Jalapão, tendo por base, especialmente, os set"s de filmagens de "Xingu - o Filme", e de outras superproduções a exemplo do "Survivor", reality show de audiência em mais de 100 países nos Estados Unidos. Também no roteiro, cenários explorados no filme "Deus é Brasileiro" e locações de algumas cenas da novela "Araguaia", da Globo.
     A partir da próxima semana os pacotes com roteiros do turismo cinematográficos serão colocados à disposição dos interessados. Mais informações pelo site.
     Turismo Cinematográfico
    Ainda novidade no Brasil, o Turismo Cinematográfico do Tocantins se sobressai, no cenário nacional, com a proposta de explorar set’s de filmagens de grandes produções realizadas no Cantão e no Jalapão. Países como os Estados Unidos e a China, dentre outros, recebem milhares de turistas o ano inteiro, atraídos por locações de grandes produções. A Cidade Proibida, na China, passou a receber milhares de turistas/dia, com a exploração do turismo cinematográfico, respaldada pelo filme “O Último Imperador”, produzido ainda na década de 80. (Ascom)
  • Segunda-feira, 09 de abril de 2012, 08h53m
    Estado

    Palmas será centro das discussões culturais do norte do país durante Conferência de Cultura

    Nos próximos dias 12 a 14 de abril acontece a semana da Institucionalidade da Cultura e Democracia Cultural que norteará a terceira edição da Conferência Municipal de Cultura. O evento é realizado pela FCP com apoio do Ministério da Cultura.
    Por Redação
    Na próxima semana a Institucionalidade da Cultura e Democracia Cultural será o foco de discussão que norteará a terceira edição da Conferência Municipal de Cultura, que acontece de 12 a 14 de abril, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O evento é uma realização da Fundação Cultural de Palmas (FCP,) com apoio do Ministério da Cultura (MinC), através das Secretarias de Fomento e Incentivo à Cultura, de Políticas Culturais e a de Cidadania Cultural.
    A conferência definirá as diretrizes para formulação do Plano Municipal de Cultura a partir de consulta a toda a sociedade sobre as demandas culturais para os próximos 10 anos. Acontecerá simultaneamente no evento o 3° Encontro do Fórum de Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte e o primeiro Encontro de Gestores das Capitais, Secretários de Cultura dos Estados da região Norte e Financiadores de Cultura.
    A Conferência promete ser um evento de grande porte, com nomes de referência relacionados à gestão da cultura no país. Já confirmaram presença o ator Sérgio Mamberti, Secretário de Políticas Culturais do MinC, Pedro Domigues Monteiro Júnior, coordenador geral de cultura e cidadania da secretaria de cidadania cultural do MinC, Henilton Parente de Menezes, secretário de fomento e incentivo à cultura do MinC, Ricardo Pique, diretor de responsabilidade social da Vale, Delson Cruz, chefe da Representação Regional Norte do MinC.
    Sobre o 3° Encontro do Fórum de Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte, Delson Cruz explica que o encontro agora ampliado para os secretários de cultura de estado é um marco para história da política cultural amazônica. “Era inadmissível que os gestores municipais e estaduais não tivessem um momento para trocar experiências e propor políticas públicas para a nossa região”, afirma.
    Delson ressalta que o encontro propicia uma representação significativa dos gestores de cultura da região norte, que corresponde a 49 % do território brasileiro. “Além de estarmos dialogando com financiadores da cultura na região no sentido de definirmos políticas de financiamento, levando em conta a particularidade da região (Custo amazônico), somos parceiros nessa programação, onde estaremos juntos buscando soluções para o desenvolvimento cultural da nossa região”, frisou.
    A presidente da Fundação Cultural de Palmas, Kátia Maia, reforça a importância da participação dos secretários e gestores de cultura da região Norte no encontro. “A articulação com os demais secretários promove um intercâmbio de idéias que sempre resulta em ações produtivas", disse a presidente.
    Outra questão ressaltada por Kátia Maia é quanto à participação dos convidados de outras regiões como é o caso da Presidente da Fundação Garilbaldi Brasil de Rio Branco (AC), Eurilinda Figueiredo, que hoje é exemplo para o Brasil em gestão cultural e do Presidente da Fundação Cultural do Município de Belém, Carlos Almicar, que estarão compartilhando as suas experiências aos participantes da 3ª Conferência Municipal de Cultura. (Ascom)
  • Quinta-feira, 09 de fevereiro de 2012, 09h47m
    Música

    Primeiro vídeo da Sessão Maquinários já está disponível

    O primeiro vídeo do Projeto Sessão Maquinários foi lençado nesta quarta-feira, 8. Com o material, a Maquinários visa ajudar a fortalecer a cena rock do Tocantins e também expandir seus horizontes.
    Por Redação
    DivulgaçãoBanda Maquinários
    Banda Maquinários
    Foi lançado nesta quarta-feira, 08, o primeiro vídeo do Projeto Sessão Maquinários, realizado pela banda palmense de rock n’roll, Maquinários. No total serão cinco vídeos e o lançamento será entre fevereiro e março de 2012. A sessão é uma produção audiovisual independente, cujo objetivo é divulgar 5 canções autorais da banda, sendo duas do primeiro EP e três inéditas. Com esse material, a Maquinários visa ajudar a fortalecer a cena rock do Tocantins e também expandir seus horizontes.
    O primeiro vídeo é da música “Ela é gostosa e curte rock n’roll”, e conta com a performance enérgica da banda. Segundo os integrantes, a música fala de diversão e também é uma forma de valorizar as mulheres do rock n’roll. Na canção, repleta de riffs nervosos de guitarra, a Maquinários canta a beleza da mulher roqueira, o espírito aventureiro, e as loucuras que um rocker é capaz de fazer por ela.
    A produção está disponível no canal de vídeos da banda no You Tube, e será divulgada em todas as redes sociais e perfis da banda no My Space e Palco MP3. Neste semestre a banda Maquinários promete ainda mais novidades. Acesse o vídeo. (Da assessoria)
  • Quinta-feira, 05 de abril de 2012, 08h42m
    Estado

    Escrito por Mário Ribeiro, Dicionário Bibliográfico resgata história dos que fazem parte da memória do Tocantins

    Com diversas publicações de artigos e livros o escritor Mário Ribeiro Martins presenteou o Site Roberta Tum com o Dicionário Bibliográfico do Tocantins. O objetivo da obra, de acordo com Martins, é resgatar a memória dos escritores que fizeram parte do Estado, que retratam a história e toda trajetória e servir de fonte de pesquisa para quem quer conhecer a literatura tocantinense.
    Por Redação
    Fábio CoelhoSite Roberta Tum foi presenteado com publicações
    Site Roberta Tum foi presenteado com publicações
    O Dicionário Bibliográfico do Tocantins, escrito por Mário Ribeiro Martins, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, não possui fins lucrativos e é entregue a instituições de ensino e bibliotecas de forma gratuita. O objetivo, de acordo com o escritor, é resgatar a memória dos escritores que fizeram parte do Estado, que retratam a história e toda trajetória no Tocantins.
    O dicionário trata-se de um documentário com mais de 1000 páginas repleto de informações da vida de autores tocantinenses. Para Martins, ao registrar a memória literária do Estado tem a intenção de servir como fonte para pesquisadores, historiadores, estudantes ou curiosos que pretendem conhecer a literatura do Tocantins.
    Em visita ao Site Roberta Tum o autor trouxe como presente um exemplar do Dicionário e a segunda edição da obra intitulada de Manifesto Contra o Óbvio e Outros Assuntos. Martins é professor, escritor e promotor de Justiça. Já escreveu diversos artigos para vários jornais brasileiros . Em 2001 tornou-se membro da Academia Tocantinense de Letras e ocupa a cadeira 37º.
  • Segunda-feira, 02 de abril de 2012, 17h52m
    Exposição

    Sesc lança exposição Entre Planos na Galeria de Artes: obras são do artista visual Wertem Nunes

    Nesta terça-feira,3, na Galeria Sesc com a característica de abstracionismo geométrico traz a exposição Entre Planos do artista visual Wertem Nunes. Entre Planos é composto por um conjunto de obras construídas com papéis translúcidos que ao serem sobrepostos originam uma multiplicidade de composições, cores e formas. O trabalho investiga as possibilidades puramente plásticas, não figurativas da forma. A exposição acontece até o dia 30 e a entrada é gratuita.
    Por Redação
    DivulgaçãoA exposição estará aberta para visitação gratuita
    A exposição estará aberta para visitação gratuita
    Abstracionismo geométrico é a característica principal da exposição “Entre Planos”, do artista visual Wertem Nunes, será apresentada na próxima terça-feira, 03, às 19horas, na Galeria SESC de Artes, com um vernissage.
    A exposição foi contemplada em primeiro lugar na categoria pintura região central pela Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins – SECULT e Fundação Cultural do Estado do Tocantins – FUNCULT no edital Prêmio Kathie Tejeda 2011, de Apoio à Produção de Artes Visuais.
    Entre Planos é composto por um conjunto de obras construídas com papéis translúcidos que ao serem sobrepostos originam uma multiplicidade de composições, cores e formas. O trabalho investiga as possibilidades puramente plásticas, não figurativas da forma.
    O artista Wertem Nunes chegou às formas geométricas simples, seriadas e sobrepostas por meio das quais encontrou resultados que não se restringiam ao racional, mas que se aproximavam da subjetividade humana, possibilitando inclusive uma maior interação entre obra e espectador.
    “Neste trabalho pretendi investigar as possibilidades puramente plásticas, não figurativas da forma. Como os neoplásicos, tentei depurar e subtrair ao máximo a representação figurativa voltando-me para o essencial às artes visuais: a cor, o plano, a forma... No cubismo observei a utilização de planos geométricos entrecortados, apresentados, simultaneamente, em vários ângulos. Cheguei assim, às formas geométricas simples, seriadas e sobrepostas e por meio das quais, encontrei resultados que não se restringiam ao racional, mas que se aproximavam da subjetividade humana, possibilitando inclusive uma maior interação entre obra e espectador”, explicou.
    A exposição estará aberta para visitação gratuita, na Galeria do SESC, de 4 a 30 de Abril, das 8 às 22horas, exceto aos sábados e domingos.
    Sobre Wertem Nunes
    Especialista em Artes Visuais, Cultura e Criação pela Faculdade SENAC-GO e bacharel em Publicidade e Propaganda com ênfase em cinema, pela Universidade Federal de Goiás.
    É promotor de audiovisual no SESC-TO desde 2008, produzindo mostras e eventos de cinema para todas as unidades do SESC no estado do Tocantins.
    Roteirista e diretor de "Palhaços", exibido no 3º Festicine Goiânia. Co-roteirista e diretor do vídeo "Póstumo", vencedor na categoria universitário com o prêmio estímulo à produção no 2º Festicine Goiânia. “Póstumo” ganhou também o 2º lugar na mostra Nacional de Vídeo Universitário de Mato Grosso. Trabalha no terceiro setor há 12 anos com o Instituto TABOKAÇU, contemplado como Ponto de Cultura Federal pelo MINC. Foi coordenador de seleção e curador no Festival Chico 2010 e 2011.
    Exposição Entre Planos
    Vernissage - 03 de abril
    Horário - às 19h
    Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário