Banners VaP

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mundo está em alerta devido ao lançamento de satélite pela Coreia do Norte Para os países do G8, a decisão dos norte-coreanos representa uma violação às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas


Mundo está em alerta devido ao lançamento de satélite pela Coreia do Norte

Para os países do G8, a decisão dos norte-coreanos representa uma violação às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Agência Brasil
000_Hkg6971378.jpg
 
A decisão do governo da Coreia do Norte de lançar um satélite ao espaço na direção do Japão e da Coreia do Sul, a qualquer momento desta quinta-feira (12), provoca reações nos dois países e também na Europa e nos Estados Unidos. Apesar de os norte-coreanos negarem que o satélite tenha fins militares e nucleares, os líderes internacionais consideram o lançamento uma ameaça à segurança da comunidade estrangeira.
Para os Estados Unidos, o Japão, a Alemanha, o Reino Unido, a França, Itália e o Canadá, que integram o G8, a decisão dos norte-coreanos representa uma violação às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O ministro das Relações Exteriores do Japão, Koichiro Gemba, reiterou que o conselho exigiu da Coreia do Norte a renúncia aos testes nucleares e de mísseis.
Em março, as autoridades da Coreia do Norte anunciaram a decisão de lançar o satélite de observação para fins civis. O satélite de longo alcance denominado Unha-3, segundo os norte-coreanos, tem o objetivo de monitorar as regiões em volta do país. A Coreia do Norte é um dos regimes políticos mais fechados do mundo e está isolado das demais nações.
No começo deste ano, os Estados Unidos informaram o repasse de cerca de 240 mil toneladas de alimentos à Coreia do Norte. No entanto, devido à decisão de lançar o satélite, o governo norte-americano suspendeu o envio dos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário