Banners VaP

sexta-feira, 13 de abril de 2012

OS CRIMES DO SIQUEIRA


Sexta-feira, 13 de abril de 2012, 11h51m
Estado

Família de mulher que faleceu após 24 dias de espera por cirurgia funda associação para apoiar vítimas de descaso na saúde pública

Através de Edital de Convocação, a comissão da Associação das Famílias e Amigos das Vitimas de Descaso na Saúde do Tocantins-Asavidas tem convidado a comunidade a participar da fundação da Associação que acontece na tarde desta sexta-feira,13. Josimar Carneiro, idealizador do projeto, informou que a necessidade surgiu com a morte de sua mãe que, segundo ele, foi vítima de descaso. A Associação tem caráter assistencial para auxiliar as vítimas e os familiares que sofrerem com descaso na saúde pública.
Redação 
Lourenço BonifácioNa época, como forma de protesto foram espalhados pela cidade três outdoors
Na época, como forma de protesto foram espalhados pela cidade três outdoors
Nesta sexta-feira, 13, será realizada uma Assembléia Geral para Aprovação do estatuto de fundação da Associação das Famílias e Amigos das Vitimas de Descaso na Saúde do Tocantins-Asavidas. Segundo informações de Josimar Carneiro Soares de França, idealizador do projeto,  a ideia surgiu após a morte de sua mãe, Rosilmar Carneiro Soares, que, segundo ele,  foi vítima de descaso ao ser atendida em hospital do Estado.
 França explicou que em reunião com um grupo de pessoas que passaram pela mesma situação decidiu criar a Associação que servirá de apoio a outras pessoas que também sejam vítimas de descaso na saúde. “Decidimos lutar para a criação da Asavidas para defender o interesse assistencial, jurídico e também dar apoio e garantir o direito a família e vítimas de erros médicos e descaso na saúde em nosso Estado, lutando por uma saúde de melhor qualidade”, afirmou França.
 França informou ainda  que o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública e diversos movimentos e entidades assistenciais incentivaram a iniciativa do grupo. Nesta sexta está previsto para ocorrer a fundação do Estatuto Social da Associação, a eleição e posse dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal e a aprovação da filiação da Aasavidas.
A ideia
 A ideia de fundar a Associação surgiu depois da morte de Rosilmar. Na época, como forma de protesto foram espalhados pela cidade três outdoors com a foto da vítima e mensagem que apontava para o descomprometimento da saúde pública.
Entenda o caso
 A paciente Rosilmar realizou a cirurgia depois de 24 dias internada em estado grave no Hospital Geral de Palmas, Rosilmar encontrava-se em estado grave depois da operação que aconteceu no dia 11 de novembro. Josimar, filho da paciente falou ao Site Roberta Tum que a demora no diagnóstico e na cirurgia contribuiu para o estado de sua mãe se agravar.
Como havia sido informado pelos familiares na época, foi necessário pedir a intervenção do Ministério Publico para que o HGP pudesse dá agilidade no caso de sua mãe. Com isso, a Defensoria Pública e o MPE recomendou ao Estado e a realização das cirurgia neurológica. A operação aconteceu no dia 11 de novembro, depois da cirurgia Rosilmar ficou em coma por 12 dias e no dia 23 de novembro veio a óbito.
 Confira o edital:
  Pelo presente edital da comissão Pró-Fundação da Associação Tocantinense de Assistência a Vitimas dos erros Médicos e de Descaso na Saúde do Estado do Tocantins – Asavidas. Na forma da Legislação Vigente, Convoca familiares, amigos, vitimas e cidadãos interessados, para participar da Assembléia Geral de Aprovação do Estatuto, a ser realizada no Auditório da Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins, sito à Praça dos Girassóis, Palma - TO, no dia 13 de Abril de 2012, em primeira chamada às 13h30min (treze e trinta) horas e em segunda chamada as 14h00min (quatorze) horas, para deliberarem, sobre a seguinte ordem do dia: 1) Fundação da Associação das Famílias e Amigos das Vitimas de Descaso na Saúde do Tocantins – Asavidas; 2) Fundação do Estatuto Social da Associação; 3) Eleição e posse dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal; 4) Aprovação da filiação da Asavidas junto à FACOMTO. (Thaise Marques)

Nenhum comentário:

Postar um comentário