Banners VaP

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Luana Ribeira Paga Concorrencia pra Diminuir Preço de Energia Eletrica

CPIS
Luana Ribeiro prega concorrência para diminuir preço da energia elétrica
24/8/2011 - 16:02
Presente na audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 24, para debater o valor da tarifa de energia elétrica cobrada aos tocantinenses pela Celtins/Rede Energia, a deputada estadual Luana Ribeiro (PR) questionou os representantes do grupo fornecedor do serviço no Estado o porquê de não existir concorrência como ocorre com as empresas de telefonia que atuam em todos os estados brasileiros.
Deputada Luana Ribeiro
Deputada Luana Ribeiro

Presente na audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 24, para debater o valor da tarifa de energia elétrica cobrada aos tocantinenses pela Celtins/Rede Energia, a deputada estadual Luana Ribeiro (PR) questionou os representantes do grupo fornecedor do serviço no Estado o porquê de não existir concorrência  como ocorre com as empresas de telefonia que atuam em todos os estados brasileiros.
“Se as empresas de telefonia concorrem nos diversos estados brasileiros, por quê não podemos fazer da mesma forma com a energia elétrica?, questionou acrescentando que a no Tocantins, diversas empresas atuam, como Claro, Vivo, TIM, Oi. “ A concorrência faz diminuir o valor”. Além disso, ela  solicitou informações sobre a porcentagem do governo do Estado na Celtins/Rede Energia.
O vice-presidente de Regulação da Rede Energia, Valdir Jonas Wolf, disse que é possível a concorrência, inclusive que já há estudos para a energia pré-paga, como nas empresas de telefonia. Segundo ele, isso “abre caminhos futuros”. Wolf lembrou que já existem clientes que têm concorrentes livres, ou seja, que pelo alto consumo, como indústrias, compram energia de outras operadores, de acordo com o melhor preço oferecido no mercado.
O vice-presidente também respondeu o questionamento da deputada dizendo que o governo do Estado tem participação em 49% do capital total e 30% do capital votante.
A audiência foi solicitada pelo deputado Eli Borges (PMDB), presidida pelo deputado Marcello Lelis (PV), e contou com a presença do deputado federal César Halum (PPS) e autoridades de várias instituições afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário