Banners VaP

domingo, 26 de agosto de 2012

Ataque pode ter matado comandante operacional da rede Haqqani Haqqani, no Paquistão


Ataque pode ter matado comandante operacional da rede Haqqani Haqqani, no Paquistão

25/8/2012 15:00,  Por Redação, com Reuters - de Islamabad
Um ataque de aviões teleguiados da CIA pode ter matado o comandante operacional da rede Haqqani, grupo afegão insurgente por trás de alguns dos ataques de maior nível a alvos do Ocidente e do governo afegão, disseram autoridades da inteligência paquistanesa e fontes militares neste sábado.
avião
"Nossos informantes nos disseram que ele foi morto no ataque aéreo no dia 21, mas não podemos confirmar isso", disse uma das autoridades da inteligência paquistanesa
As autoridades disseram que Badruddin Haqqani, quem, acredita-se, lida com os negócios vitais da rede e as operações de contrabando, pode ter sido morto durante um ataque de aviões teleguiados nesta semana, na região tribal do Paquistão, North Waziristan.
Um oficial sênior da inteligência paquistanesa disse que Badruddin fugiu de um complexo onde ele e outros militantes estavam após ter sido atingido por um míssil, em seguida foi morto por um segundo ataque aéreo no carro em que estava.
Não houve nenhuma palavra oficial sobre o destino de Badruddin vinda da rede Haqqani. Outras autoridades de inteligência foram mais cautelosas.
- Nossos informantes nos disseram que ele foi morto no ataque aéreo no dia 21, mas não podemos confirmar isso – disse uma das autoridades da inteligência paquistanesa.
Se a morte de Badruddin for confirmada, poderá desferir um golpe para o Haqqani, um dos inimigos mais temidos dos Estados Unidos no Afeganistão.
Os Haqqani são os lutadores mais experientes do Afeganistão e a perda de um dos mais importantes líderes do grupo poderá aliviar a pressão sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que se prepara para retirar grande parte de suas tropas de combate no final de 2014.

Matérias Relacionadas:
  1. Ataque pode ter matado líder da rede Haqqani, no Paquistão
  2. Militantes matam 22 em ataque a ônibus no Paquistão
  3. Ataques com aviões não-tripulados matam 13 no Paquistão
  4. Ataque de militantes mata 9 em importante base aérea no Paquistão
  5. Confronto no noroeste do Paquistão deixa pelo menos 25 mortos

Nenhum comentário:

Postar um comentário