Banners VaP

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Aragão diz que contratação de jovens reservistas para PM "é uma irresponsabilidade"


20/12/12 09h41 20/12/12 17h25

Aragão diz que contratação de jovens reservistas para PM "é uma irresponsabilidade"

Deputado apresentou anteprojeto de lei para criação de 1.500 cargos
Da Redação

Foto: Clayton Cristus
Sargento Aragão votou contra projeto de lei que institui o Serviço de Interesse Militar Voluntário
Foi aprovado na noite dessa quarta-feira, 19, na Assembleia Legislativa, o projeto do executivo que institui o Serviço de Interesse Militar Voluntário. Segundo a assessoria de comunicação do deputado estadual Sargento Aragão (PPS), o projeto é voltado para jovens de 19 a 25 anos para desempenharem atividades compatíveis com a de graduação de soldado da Polícia Militar e receberam para isso dois salários mínimos.

“Lamento a aprovação dessa matéria, mas infelizmente o que parece é que agradar ao Executivo e aprovar os projetos da forma que eles chegam na Assembleia é o objetivo dos parlamentares governistas”, destacou Aragão que votou contrário ao projeto. A matéria também recebeu voto contrário do deputado Eli Borges.

Conforme o deputado o projeto agregará reservista do exército para desempenharem a função de soldado voluntário. “Não sabemos como vai ser essa seleção. O pior é que esses reservista são treinados para abater o inimigo e não para fazer a preservação da ordem e policiamento ostensivo que é a missão do Policial Militar. Vão colocar pessoas nas ruas sem capacitação para tal função, é uma irresponsabilidade e a Assembleia Legislativa também é responsável pelos danos que essa medida possa causar”, destacou Aragão.

De acordo com a assessoria, o Parlamentar ressaltou que a realização de concurso público é a melhor medida para atender a demanda. “Temos dados da Secretaria de Segurança Pública que a cada duas horas uma residência é furtada em Palmas e esse governo ainda determinou a destinação de contingente para órgãos públicos, como na própria secretaria de Segurança Pública. Precisamos de policiais nas ruas e militares preparados para a função, não jovens que não passaram pela capacitação adequada”.

Anteprojeto
Ainda na noite dessa quarta, Aragão apresentou um anteprojeto de lei para a criação de 1.500 cargos de soldado na estrutura do Quadro de Operações da Polícia Militar do Estado do Tocantins. O projeto também pede a imediata realização de concurso público para provimento de 500 cargos por ano a partir de 2013.

De acordo com a assessoria de comunicação do deputado, o requerimento foi aprovado em regime de urgência durante sessão extraordinária e o anteprojeto será encaminhado ao Governador do Estado. “Há a necessidade real e imediata de se aumentar o efetivo da Polícia Militar e oferecer à população mais segurança em face do aumento da criminalidade visível não só na Capital, como no interior do estado”, destacou Sargento Aragão.

Sobre a forma de preenchimento dessas vagas gradativamente, Aragão ressaltou, “precisamos pensar atender a demanda por segurança, mas de forma a impactar de forma gradativa o orçamento estadual”.

Conforme a assessoria, o anteprojeto de lei ainda se justifica já que os praças militares são submetidos a uma jornada de trabalho exorbitante e escalas de serviço incompatíveis, descumprindo a portaria que regulamenta as escalas e jornadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário