Banners VaP

terça-feira, 12 de março de 2013

Coreia do Sul diz que armistício com Norte continua vigente Enquanto isso, vizinho do Norte escolhe primeiro alvo em caso de conflito

Diplomacia

Coreia do Sul diz que armistício com Norte continua vigente

Enquanto isso, vizinho do Norte escolhe primeiro alvo em caso de conflito

Soldados da Coreia do Sul patrulham fronteira perto da aldeia de Panmunjom em Paju, Coreia do Sul
Soldados da Coreia do Sul patrulham fronteira perto da aldeia de Panmunjom em Paju, Coreia do Sul - Ahn Young-joon/AP
A Coreia do Sul se negou nesta terça-feira a reconhecer a decisão da Coreia do Norte de"anular" unilateralmente o armistício alcançado há 60 anos pelos dois países e exigiu que Pyongyang encerre a nova retórica belicista - na mais recente delas, o ditador Kim Jong-un já definiu, até, seu primeiro alvo em caso de conflito.
"O cancelamento do acordo de armistício não está previsto em seus próprios dispositivos, nem no direito internacional", afirmou à imprensa o porta-voz do ministério sul-coreano das Relações Exteriores, Cho Tai-Young. 
A Coreia do Norte anunciou na semana passada a intenção de cancelar não apenas o armistício, mas também outros pactos bilaterais assinados com Seul, caso Coreia do Sul e Estados Unidos prosseguissem com seus exercícios militares anuais. Os últimos exercícios militares começaram na segunda-feira.
Ameaça - Durante uma visita aos quartéis militares próximos da fronteira, na segunda-feira, o dirigente norte-coreano Kim Jong-un escolheu a pequena ilha sul-coreana de Baengnyeong, próxima da fronteira marítima entre os dois países, como primeiro alvo no caso de conflito, informou a imprensa estatal.
A tensão entre os dois países aumentou em dezembro, quando a Coreia do Norte testou um foguete considerado por Seul e seus aliados como um míssil balístico, seguido de um terceiroteste nuclear em fevereiro e de novas sanções aprovadas na quinta-feira passada pelo Conselho de Segurança da ONU.
(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário