Banners VaP

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Acompanhe os protestos pelo país

Acompanhe os protestos pelo país

  1. 19:16 – Brasília – Manifestantes foram recebidos pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e por um grupo de senadores. A reunião ocorreu instantes após o Senado aprovar projeto que transforma o crime de corrupção em hediondo. Eles não apresentaram uma pauta de reivindicações aos parlamentares e devem voltar ao Congresso para novos debates nesta quinta-feira.
  2. 19:11 – São Paulo – Um grupo formado por 300 pessoas, segundo a Polícia Militar, bloqueia todas as faixas da Avenida Paulista, sentido Paraíso, na altura da Rua Haddok Lobo. O manifesto contra o deputado Marco Feliciano (PSC) e o projeto apelidado de “cura gay” começou no fim da tarde na Praça do Ciclista. Outro protesto contrário à '"importação" de médicos estrangeiros para o Brasil, composto por cem pessoas, entre elas profissionais da saúde, interdita a Rua da Consolação, sentido bairro, na região central da cidade.  
  3. 19:10 – Brasília – Manifestantes tentam promover um “abraço simbólico” no Estádio Nacional Mané Garrincha e driblar o cerco policial em volta da arena. Pacificamente, as pessoas caminham de mãos dadas ao redor do estádio mais caro da Copa das Confederações.
  4. Manifestantes rodeiam o estádio em Brasília
  5. 18:53 – Brasília – Na frente do Congresso, a polícia usa spray de pimenta para conter manifestantes que discutiam com policiais. Mais cedo, a Polícia Militar prendeu um homem por porte de maconha. Ele foi preso e encaminhado à delegacia.
  6. 18:45 – Recife – Três pessoas foram detidas durante os protestos que acontecem na capital pernambucana. Segundo a Polícia Militar, eles carregavam rojões na mochila e lançaram pedras contra policiais. Os arruaceiros foram encaminhados para a Delegacia de Santo Amaro, próxima ao local, onde cerca de 500 manifestantes se concentram no momento.  
  7. 18:44 – Brasília – Parte dos manifestantes segue em direção ao Estádio Nacional, em Brasília, apontada como a arena mais cara feita para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo. Muitas pessoas protestam com o rosto coberto.
  8. 18:43 - Belo Horizonte - A Polícia Militar informa que apreendeu dois menores por terem ateado fogo nas concessionárias da Kia e da Hyundai. De acordo com a PM, eles também apreenderam uma câmera que contém vídeo dos jovens colocando fogo nas lojas. Na avenida Abrahão Caram, que dá acesso ao estádio Mineirão, um grupo de policiais está escondido em um terreno de uma escola, atirando contra manifestantes.
  9. 18:42 – Belo Horizonte – Depois de uma hora, o Corpo de Bombeiros chegou ao local de incêndio em Belo Horizonte. Mais um jovem caiu do viaduto José de Alencar. Na avenida Antônio Carlos, a Tropa de Choque da Polícia Militar entrou em confronto com manifestantes, que responderam com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Os manifestantes arremessam bombas, rojões e pedras contra a polícia.
  10. 18:40 – Brasília – Manifestantes segue, para o Eixão, uma das principais vias da cidade, e fecham os dois sentidos do Eixo W Sul. Em atos de vandalismo, pessoas que protestam deram pontapés em um carro. A Polícia Militar não reage e apenas abre espaço no trânsito.
  11. 18:30 – Belém – Cerca de 1.500 manifestantes ocupam as ruas do centro da capital paraense em protesto agendado para as 18 horas. Segundo a Polícia Militar, eles caminham em direção à sede da prefeitura. No dia 20 de junho, a mobilização reuniu 25.000 pessoas e terminou em confronto com a polícia e uma morte. A gari Cleonice de Moraes, de 51 anos, morreu após sofrer duas paradas cardíacas – ela tinha inalado gás lacrimogêneo quando encontrava-se no meio da confusão entre policiais e manifestantes.    
  12. 18:22 – Brasília – Militantes do PSOL e do PSTU participam dos protestos na frente do Museu da República. A assessora especial da Secretaria Executiva da Presidência da República, Mayra Cotta Cardozo de Souza, também está na passeata. Conforme revelou VEJA, funcionários do Palácio do Planalto têm participado dos protestos em Brasília.
  13. Grupo de manifestantes continua crescendo
  14. 18:12 – Belo Horizonte – Na avenida Abrahão Caram há uma fogueira no canteiro central e uma concessionária de carros foi incendiada. Manifestantes arremessam bombas e fogos. Milhares de pessoas tomaram o viaduto José de Alencar. A PM está com um carro de som pedindo que médicos voluntários tragam feridos para resgate. E que "pessoas de bem se afastem dos criminosos". Por enquanto, a Tropa de Choque e a Força Nacional de Segurança têm ordem de não intervir no quebra-quebra. A preocupação é manter o perímetro de segurança determinado pela Fifa. Ainda não se sabe como será feita a saída de torcedores do estádio. “A orientação é que as pessoas de bem saiam daqui e deixem apenas os baderneiros. Estamos sendo tolerantes. Não podemos abandonar o perímetro”, disse o tenente coronel Alberto Luiz, chefe de comunicação da PM. “Tem torcedores e mídia internacional aqui dentro. Quero preservá-los. Vamos aguentar aqui”, afirmou.
  15. 18:03 - Belo Horizonte - Douglas Henrique de Oliveira, de 21 anos, caiu do viaduto José Alencar durante as manifestações realizadas na tarde desta quarta-feira. A assessoria de imprensa do governo mineiro informa que ele foi socorrido nos arredores do acidente, mas depois foi levado de helicóptero para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII em estado grave. Em manifestações anteriores outros dois jovens também caíram do mesmo viaduto.
  16. 17:55 – Pelotas – Segundo a Polícia Militar, um grupo formado por 3.000 manifestantes se dirige à sede da prefeitura da cidade. O protesto começou por voltas das 17 horas e o ponto de encontro foi o mercado público, na região central do município. A última manifestação, ocorrida no dia 20 de junho, chegou a reunir 12.000 pessoas. Os ativistas fazem reivindicações sobre diversos temas, como a luta contra a homofobia e as melhorias nos serviços de saúde e educação. Até o momento não houve registro de tumulto.
  17. 17:45 – Brasília – Uma bandeira do Brasil é estendida diante do gramado do Congresso Nacional. Há também faixas com os dizeres “Venceremos a corrupção”. O protesto, por enquanto, acontece pacificamente. Centenas de policiais militares isolam toda a fachada do Ministério da Justiça e a entrada principal do Congresso. No Palácio do Itamaraty, alvo de depredações na última manifestação, a segurança é feita por fuzileiros navais e cães.
  18. 17:33 – Belo Horizonte - Vândalos depredam concessionárias e colocam fogo em uma revendedora de carros, localizadas na avenida Abrahão Caram. Três lojas já tiveram vidros quebrados e móveis saqueados e destruídos. Do lado de fora das lojas, os baderneiros atearam fogo ainda em objetos, como cadeiras e mesas.
  19. 17:31 – Brasília – Cerca de 2.000 pessoas se aglomeram em frente ao Congresso Nacional. No marco inicial do protesto – o Museu da República –, outras 500 permanecem com cartazes contra a atuação de políticos.
  20. 17:15 – São Paulo - Um grupo pequeno, de aproximadamente 50 pessoas, interdita faixas da Rua da Consolação, em São Paulo. A manifestação é feita por profissionais da saúde. De acordo com a Polícia Militar, a marcha segue pacífica.
  21. 17:15 – Belo Horizonte - Uma pessoa é socorrida pelo Corpo de Bombeiros no cruzamento da Avenida Antônio Carlos com a Abrahão Caram. As informações iniciais são de que ela teria caído do viaduto. Para que a vítima pudesse ser retirada do local pelos bombeiros, foi feito um cordão de isolamento humano pelos manifestantes. A vítima é quarta a cair de viadutos durante as manifestações na capital mineira— na última semana, três pessoas caíram do Viaduto José Alencar.
  22. 17:13 - Belo Horizonte - A Polícia Militar mineira informou que aumentou seu efetivo em mais de 2.000 homens. O total de policiais que está nas ruas de Belo Horizonte, nesta quarta-feira, é de 5.567 militares. “Continuamos contando com os 166 policiais da Força Nacional de Segurança Pública”, afirmou o comandante-geral da PM-MG, Márcio Martins Sant’Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário