Banners VaP

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Região do Jalapão e Cantão contará com Sistema de Alerta de Incêndios Luiz Melchiades / Ascom-Semades


Região do Jalapão e Cantão contará com Sistema de Alerta de Incêndios
Luiz Melchiades / Ascom-Semades

A consultora Anja Hoffmann, contratada pela Sociedade Alemâ para Cooperação Internacional (GIZ), inicia no Tocantins os estudos para implantação do sistema de alerta de incêndios na Região do Jalapão e Cantão. Os estudos serão financiados pelo Projeto para Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado, conhecido como Projeto Cerrado-Jalapão, com recursos da própria GIZ e do Banco Mundial da Alemanha (KfW).
Hoffman, com apoio da equipe local do professor universitário Marcos Giongo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), também vai elaborar uma proposta para descentralização da autorização de queimadas nos seis municípios tocantinenses abrangidos pelo projeto Cerrado-Jalapão (Pium, Lagoa da Confusão, Ponte Alta do Tocantins, Novo Acordo, Mateiros e São Félix do Tocantins).
A agenda da consultora no Tocantins inclui a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Tocantins (Ruraltins), a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Companhia da Polícia Militar Ambiental e Rodoviária (Cipra) e a Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema). Hoffmann, que fica no Estado até o dia 27, também visitará Gurupi, Caseara e Pium.
A diretora geral de Meio Ambiente e Florestas da Semades, Marli Santos, espera que os produtos dessa consultoria sejam o grande diferencial nas estratégias de combate ao fogo no Tocantins. “Com esses produtos podemos ampliar a conscientização e participação da população no combate às queimadas e, consequentemente, reduzir o número de ocorrências”, declarou.

Projeto Cerrado-Jalapão
Com investimentos estimados em mais de R$ 37 milhões, o projeto pretende criar e implementar um plano de ação de combate às queimadas, incêndios e desmatamento no bioma Cerrado, contribuindo assim com a redução da emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente. Além do Tocantins, dois municípios do Piauí serão abrangidos pelo Projeto.
A iniciativa será desenvolvida nos próximos três anos e conta com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente.

--
Att,

Assessoria de Comunicação
Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semades
3218 2468



Nenhum comentário:

Postar um comentário